Panorama Geral da Indústria Brasileira
Destaques da Semana
Confiança do Empresário Industrial em Alta em Outubro 2024
- O índice de confiança do empresário industrial continua em alta no mês de outubro de 2024, sinalizando otimismo em relação ao crescimento do setor. A digitalização e automação dos processos estão entre as principais áreas de investimento, impulsionando o futuro da indústria no Brasil. Em outubro de 2024, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) manteve-se estável, variando de 53,3 pontos, para 53,2 pontos.
- Essa estabilidade da confiança acontece após uma sequência de dois meses consecutivos em que a confiança do setor industrial havia avançado. O patamar em que a confiança do setor industrial brasileiro se situa em outubro é positivo, pois se localiza significativamente acima da linha divisória dos 50 pontos, que separa um nível de confiança positivo de um nível negativo.
- Saiba mais sobre a transformação digital na indústria brasileira.
Notícia retirada do Índice de Confiança do Empresário Industrial – ICEI Outubro 2024
Crescimento da Indústria em Todos os Setores no 2º Trimestre
- A Firjan relatou crescimento em todos os setores da indústria durante o segundo trimestre de 2024, com destaque para os setores de metalurgia, produtos químicos e automotivo. Esse desempenho reflete o aumento da demanda interna e a maior adoção de novas tecnologias.
- A indústria do estado do Rio de Janeiro encerrou o segundo trimestre de 2024 em crescimento, registrando um avanço de 5% em relação ao mesmo período de 2023. Esse desempenho refletiu o aumento da produção em todos os segmentos do setor, conforme a nota técnica sobre desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) fluminense, produzida pela Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Notícia retirada de Metropóles
A transformação digital já está moldando o futuro das indústrias brasileiras. Você está preparado para liderar essa revolução? 🚀
Baixe nosso e-book gratuito ‘Panorama da Indústria‘, desenvolvido pela Agência Tipo, a maior agência de marketing industrial do Brasil, e descubra insights valiosos sobre as tendências que estão definindo o sucesso das empresas na era digital. Não perca a oportunidade de aplicar essas estratégias e se destacar no setor.
Clique aqui e baixe gratuitamente!
CNI aumenta de 2,4% para 3,4% a projeção de crescimento do PIB de 2024
- O PIB do Brasil deve subir 3,4% em 2024, projeta o Informe Conjuntural do 3º Trimestre, divulgado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). A expectativa para o crescimento da economia aumentou 1 ponto percentual em relação ao levantamento anterior, que previa alta de 2,4%.
- Entre as razões para o desempenho da economia, sobretudo para sustentar a demanda e o investimento, estão o aumento do consumo das famílias, consequência de um mercado de trabalho aquecido; a alta da massa salarial e a maior oferta de crédito; além dos gastos do governo. Apesar de prever menor intensidade, a Confederação acredita que esses fatores seguirão impulsionando a atividade na segunda metade de 2024.
- Saiba mais sobre as tendências, desafios e oportunidades para o crescimento da sua indústria.
Notícia retirada do Portal da Indústria
Brasil precisa qualificar 14 milhões de profissionais da indústria até 2027, diz CNI
- Um estudo da Confederação Nacional da Indústria (CNI) estima que, entre 2025 e 2027, mais de 14 milhões de brasileiros precisarão se qualificar para se manter ou entrar em vagas de trabalho no setor industrial.
- Além disso, o levantamento aponta que a indústria precisará de 2,2 milhões de profissionais com qualificação inicial para ocupar novos postos ou para substituir trabalhadores que vão sair do mercado. Até 2027, a CNI também projeta que 11,8 milhões de profissionais — já na indústria ou com formação — precisarão investir em novas qualificações para se manterem competitivos no mercado de trabalho.
Notícia retirada do METRO1