O marketing digital é um conjunto de ações que são feitas em diversos meios digitais (site, redes sociais, blog, etc), com o objetivo de promover a empresa e/ou os produtos / serviços por ela oferecidos.
Confira mais sobre marketing digital em “Por que as indústrias deveriam investir em marketing digital?”.
O QUE MARKETING DIGITAL B2B?
De acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a indústria é responsável por 22% do PIB nacional e 20% da geração de empregos formais, assim sendo, é um dos setores mais importantes para economia brasileira. Com isso, as empresas estão sempre em busca de inovações e estratégias que possam garantir o seu crescimento no mercado de atuação e muitas delas possuem excelentes produtos / serviços, mas encontram dificuldades no momento de atrair novos clientes para oferecer essas soluções.
É nesse cenário, que entra o marketing digital B2B, atuando de maneira estratégica para atingir cada perfil de cliente, com soluções adequadas para as dores de cada um.
A compra feita pelas empresas que tem o modelo de negócio B2B normalmente são feitas por uma necessidade daquele material / serviço e possuem uma venda mais consultiva, com um ciclo mais longo do que o B2C. Por isso, um dos principais desafios do marketing digital B2B é gerar autoridade para as marcas e ganhar a confiança dos clientes.
Quando falamos em marketing B2B o nível de comunicação é mais alto, já que é uma venda e compra feita por especialistas dos dois lados. A produção de conteúdo é umas das estratégias de marketing digital que tem avançado consideravelmente em empresas que atuam com negociações complexas.
Assim, o marketing digital B2B é baseado na criação de conteúdo relevante para estreitar o relacionamento com o cliente, que ao longo do tempo gera autoridade, e quando o momento de compra desse cliente chegar, ele lembrará da sua empresa.
ETAPAS FUNDAMENTAIS PARA O SUCESSO DO MARKETING DIGITAL DA SUA INDÚSTRIA
O marketing digital pode parecer algo difícil de ser entendido e colocado em prática, com isso, muitas empresas deixam esse assunto de lado.
Não dar a devida atenção ao plano de marketing digital é um erro, pois, é certo que sua empresa está perdendo a oportunidade de crescimento e de se manter competitiva.
Para te ajudar, listamos alguns passos que são fundamentais na elaboração de um bom plano de marketing digital.
DIAGNÓSTICO
Nessa etapa é preciso fazer um levantamento do que já foi feito em comunicação digital, como e-mails, sites, redes sociais, anúncios, etc, e com essa avaliação é possível entender o que gerou mais resultados e quais foram os investimentos.
ANÁLISE DE MERCADO
É fundamental entender o mercado de atuação para traçar as estratégias. Saber se está em crescimento, a média de investimento das empresas, como os concorrentes atuam no digital, entre outros. Esses são alguns pontos fundamentais e que ajudarão a prever os resultados.
PERSONA
Você sabe o que é uma persona? Uma persona vai um pouco além da tradicional definição de público-alvo, é a representação fictícia do seu cliente ideal. Por exemplo, Joana, 33 anos, trabalha no marketing de uma indústria farmacêutica, está sempre antenada com as novidades e é ativa nas redes sociais. Essa é uma persona bem específica, e através desse detalhamento que é possível se conectar melhor com seu cliente ideal.
JORNADA DE COMPRA
A jornada de compra é o caminho que seu cliente percorre até a finalização de uma compra. Entender esse caminho é fundamental, pois, ajuda na definição de estratégias mais assertivas.
INVESTIMENTOS
Após de estruturar os pontos anteriores, é hora de pensar no investimento. Entre as estratégias de marketing digital, temos as relacionadas as mídias pagas, social media e otimização do site. Cada ferramenta trabalha de uma maneira, impactando diretamente no orçamento e nos resultados.
MONITORAMENTO
Todas essas etapas são importantes e devem estar alinhadas com o objetivo da empresa, cada uma tem a sua importância e se complementam.
Aqui é uma etapa essencial para um bom planejamento de marketing digital, que é a definição de indicadores e KPIs. É através deles que é possível identificar se as estratégias adotadas estão gerando resultados.
E não se esqueça, tenha sempre um cronograma para acompanhar as suas atividades!