Marketing Industrial
No mundo dos negócios e principalmente nos setores da indústria, a adaptação e inovação são essenciais para se manter relevante e competitivo ao longo do tempo, e quando falamos sobre como esse público deve investir em estratégias para aumentar suas vendas, esse tipo de adaptação é ainda mais importante. Ações de marketing genéricas com foco apenas em volume, sem pensar em como gerar e qualificar cada vez melhor essas oportunidades para a equipe comercial, não trazem os resultados desejados e são vistas apenas como um custo por essas empresas. Pensando sempre em mostrar como essas estratégias podem ser utilizadas como uma ferramenta de vendas e geração de novos negócios, em 2015 é fundada a Agência Tipo, atualmente a maior agência de marketing industrial do Brasil!
FALE COM O ESPECIALISTAPerfil de Cliente Ideal (ICP)
O marketing para indústrias, focado em negociações B2B, deve contar com uma estratégia totalmente personalizada, se aprofundando nas informações técnicas do setor, com o objetivo de se comunicar diretamente com o Perfil de Cliente Ideal (ICP) da sua empresa, oferecendo informações relevantes de acordo com cada momento da sua jornada de compras.
ENTENDA COMO ENCONTRAR SEU ICPO que é marketing industrial?
O marketing industrial refere-se ao conjunto de estratégias e práticas de marketing focadas especificamente no setor industrial. Diferente do marketing B2C ou mais focado para varejo, ele se concentra na criação de relacionamentos de longo prazo com outras empresas e na compreensão profunda das necessidades técnicas e de negócios dos clientes industriais. Isso inclui uma abordagem direcionada à apresentação de produtos e serviços que podem melhorar os processos industriais, aumentar a eficiência e reduzir custos.
Marketing B2C x Marketing B2B
Quando falamos de empresas do setor industrial, seus clientes normalmente são outras empresas, ou seja, trabalham com negociações B2B (business-to-business). Essa hoje é uma das principais diferenças quando falamos de estratégias de marketing, pois no setor B2C (business-to-consumer), todas as ações são focadas para o consumidor final, que possui necessidades e comportamentos totalmente opostos do mercado B2B.
No B2C, o foco é chamar a atenção rapidamente do consumidor que está consumindo aquele material e muitas vezes oferecer vantagens para uma compra naquele momento, usando cupons de desconto, frete grátis, entre outros. Isso porque, muitas vezes, a pessoa não precisa realmente daquilo, e por isso as estratégias são feitas para destacar o produto e gerar uma compra por impulso daquele possível lead, que acredita ter conseguido uma vantagem através de alguma promoção feita pela empresa.
Agora, quando falamos do B2B, é totalmente ao contrário. As compras são 100% racionais e analisadas detalhadamente para ver se existe a real necessidade daquela compra e/ou investimento e se é o momento certo para fazê-lo. As compras no setor industrial envolvem diversos tipos de produtos como matérias primas (inox, plástico, etc), máquinas no geral que melhoram a produtividade na linha de produção, peças e componentes de reposição, entre outros. Esses produtos são adquiridos por conta da necessidade de reposição ou de melhorias dentro do parque fabril por exemplo, e por isso não possuem apenas um único decisor. Do primeiro contato até o fechamento efetivo do negócio, diversos influenciadores estão envolvidos até chegar na decisão final, que pode ser feito diretamente pela diretoria da empresa a depender do valor, mas que passa na maioria das vezes pelo setor de compras e áreas como engenharia, manufatura e produção por exemplo.
Portanto, na hora de escolher uma agência para sua empresa, busque entender qual a experiência dela com B2B e se possui cases de sucesso no seu setor, assim terá a certeza da capacidade de planejar uma estratégia assertiva para atingir seus objetivos.
Quais as melhores estratégias de marketing para indústrias B2B?
Para o setor industrial, é imprescindível investir em diversas estratégias de marketing, isso porque, muitas vezes a decisão de compra do cliente passa por vários decisores e influenciadores dentro daquela empresa, e por isso devemos atingi-los em vários canais para posicionarmos sua marca como autoridade no setor para quem ainda não te conhece.
Quando falamos de negociação B2B, as principais estratégias que devemos abordar são:
Como o marketing industrial ajudará o meu negócio?
Entendendo exatamente quem é o seu público ideal, as particularidades que existem no seu setor e qual problema que seu produto/serviço resolve na operação daquele cliente, o marketing industrial te ajudará a atingir qualquer objetivo que tenham definido para sua empresa. Seja aumentar o posicionamento da sua marca, lançar novos produtos para o mercado e principalmente gerar oportunidades de venda qualificadas para o time comercial, que será o motor essencial para aumentar exponencialmente o faturamento da sua indústria.
Conte com a maior agência de marketing industrial do Brasil!
Com mais de 10 anos de experiência no mercado e totalmente preparados para ajudar nossos clientes a atingirem seus objetivos e crescer cada vez mais suas empresas.
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