otimização de sites é um dos grandes desafios das agências de desenvolvimento web. Conquistar um lugar de destaque no Google de maneira orgânica é o desejo de todo cliente que contrata a criação de um site.

Apesar de parecer difícil, existem uma série de ações que podem ser aplicadas em um site para melhorar sua visibilidade e se manter presente nas pesquisas do Google.

No artigo de hoje falaremos um pouco sobre a otimização de sites e deixaremos algumas dicas para melhorar o posicionamento orgânico do seu site nos mecanismos de busca, principalmente no Google. Aproveite sua leitura!

POR QUE REALIZAR A OTIMIZAÇÃO DE SITES?

A otimização de sites é um fator determinante para a posição em que um site será exibido de acordo com a busca realizada no Google.

Considerando que hoje, a maioria das pessoas utiliza o Google para buscar sobre qualquer assunto, incluindo produtos e serviços, estar bem posicionado é uma grande vantagem competitiva para atrair clientes sem gastar com anúncios.

Um fator importante a se destacar sobre a otimização de sites é que boa parte das empresas buscam uma fórmula mágica para que seu site apareça entre as primeiras posições. Principalmente com o aumento da competitividade digital.

Na prática, a otimização de sites pode soar trabalhosa, mas contribui consideravelmente para o aumento das vendas através de um site.

Geralmente, as primeiras cinco posições são destinadas aos anúncios pagos. A partir da sexta posição inicia a demonstração dos resultados orgânicos, ou seja, aqueles que não estão pagando para aparecer.

Hoje o Google concentra 94% de todo o tráfego orgânico. Logo é possível entender o porquê da disputa pela primeira página.

Em contrapartida, um site bem ranqueado organicamente possui mais possibilidades de fechar negócios do que se estiver em uma posição não muito favorável.

A maior parte dos usuários costumam selecionar seus resultados de pesquisa após os anúncios. Quem estiver em uma posição orgânica logo abaixo, pode sair na frente para a contratação de serviços ou venda de produtos.

·  DICAS PARA OTIMIZAÇÃO DE SITES

Existem boas estratégias para se fazer A otimização de sites é um dos grandes desafios das agências de desenvolvimento web. Conquistar um lugar de destaque no Google de maneira orgânica é o desejo de todo cliente que contrata a criação de um site.a otimização de sites de forma adequada e sem penalidades. Essa é uma questão muito importante, pois, práticas consideradas impróprias pelo Google podem resultar em banimento do site. Logo, ele nunca mais será exibido em uma busca.

·  PALAVRAS-CHAVE

O SEO (Search Engine Optimization) é a otimização dos sites para os mecanismos de busca, como o Google.

As práticas de SEO contemplam um conjunto de regras que permite ao Google encontrar o site e exibi-lo em um resultado de busca.

Uma dessas técnicas é o mapeamento de palavras-chave, que são os termos utilizados pelo usuário para buscar um assunto de seu interesse.

No caso do seu site, as palavras-chave devem se relacionar com tema do seu site, produtos e serviços vendidos a partir dele.

O ideal é criar uma lista dos possíveis termos de busca que seu futuro cliente irá utilizar e inseri-las no decorrer do texto do site.

Vale ressaltar que palavras com acento podem ser escritas normalmente, pois o Google entende essa variação. O que não pode ocorrer é repetição da mesma palavra-chave de forma proposital, pois isso pode diminuir a visibilidade nos resultados da busca.

·  CONTEÚDO DE RELEVÂNCIA

Geralmente, quando alguém busca algo no Google, seu desejo é ter uma resposta o mais precisa para isso. Um conteúdo que supre essas necessidades do usuário é bem reconhecido pelo Google.

Outra vantagem de publicar um conteúdo bem escrito e que esclareça a dúvida do usuário é fazer com que ele volte diretamente ao site para novas pesquisas.

Existem algumas técnicas que facilitam a exibição do site nos mecanismos de busca. Uma delas é utilizar recursos H1, H2, H3, títulos, marcadores descritivos e outros recursos que vão facilitar a leitura do usuário e possibilitar que o Google determine uma boa posição para o site.

·  REFERÊNCIAS DE AUTORIDADE

Referenciar sites de credibilidade para indicar pesquisas estatísticas ou até mesmo estudos é outra forma de ser encontrado no Google.

É importante verificar antes se o site que está fornecendo os dados é de confiança e os dados são reais.

O Google entende que o conteúdo está fornecendo mais informações relevantes ao usuário, por isso ele garante um bom raqueamento.

·  ATUALIZAÇÕES DE CONTEÚDO E INFORMAÇÕES DO SITE

Novos conteúdos atraem a audiência e fidelizam novos visitantes. Para isso, é importante manter uma periodicidade na publicação de novos conteúdos.

Informações importantes como telefone de contato, endereço eletrônico ou endereço também devem estar sempre atualizadas, já que serão fundamentais para o contato do futuro cliente.

·  UTILIZAÇÃO DE LINKS INTERNOS

Outro ponto que contribui para o bom ranqueamento no Google é a utilização de links internos. Durante o texto, é importante criar links para outros tipos de conteúdo ou explicações sobre produtos e serviços que tenham relação com o tema que está sendo abordado.

Essa estratégia mantém o visitante mais tempo no site, o que resulta em um bom ranqueamento no Google, que considera o site com um conteúdo relevante.

·  MANTER O SITE COM BOM DESEMPENHO

Com velocidade em que trafega a informação, quando o usuário visita um site, ele espera que o mesmo carregue de forma rápida.

Quando o site apresenta demora no carregamento das informações, o usuário desiste da busca e parte para outro resultado. Isso prejudica o ranqueamento no Google.

Para a solução desse problema é importante trabalhar com um profissional que utilize técnicas para melhorar o desempenho do site e também escolher uma hospedagem que ofereça um serviço de qualidade e proporcionar uma boa velocidade durante o acesso.

·  SITE COM RESPONSIVIDADE

Um site responsivo é aquele que se adapta em diversos tipos de dispositivos móveis, além das versões desktop.

A maior parte das buscas são atualmente realizadas por smartphones. Logo, o site acessado deve manter um layout amigável para a navegação nesse tipo de dispositivo.

O Google pode penalizar alguns sites que não ofereçam um layout responsivo, o que prejudica sua exibição nos resultados de busca.

·  SEGURANÇA

Sites com certificado SSL são mais bem ranqueados pelo Google, que entendem que o acesso aquele conteúdo é seguro ao usuário. Portanto, vale investir em um certificado confiável para resguardar os dados do usuário.

Essas são algumas dicas para manter a otimização de sites adequadas e melhorar o ranqueamento do Google. Apesar de serem estratégias simples, elas contribuem grandemente para a otimização de sites, possibilitando um bom posicionamento orgânico no Google e gerar ótimos resultados.

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Até a próxima!

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