A contratação de uma agência de SEO é uma dúvida muito comum entre o mercado B2B.

Além da dificuldade de identificar qual o momento oportuno para investir nesse trabalho, existe também a dúvida sobre como contratar uma agência que trabalhe com eficiência.

Com a competitividade do mundo digital, principalmente pelas primeiras posições orgânicas do Google, quando a opção é contratar uma agência de SEO, é preciso verificar se ela realmente entregará o que promete.

Neste artigo falaremos um pouco sobre os trabalhos de uma agência de SEO e o que é preciso considerar antes de fechar o contrato.

Como é o trabalho de uma agência de SEO?

Uma agência de SEO é responsável por toda divulgação digital referente à empresa do cliente. Dentre suas atividades, cabe a ela produzir e publicar um conteúdo de relevância em blogs e portais, a fim de manter o site otimizado (link para Otimização de sites dicas para melhorar o ranqueamento no Google).

Também é função de uma agência de SEO garantir que o conteúdo de redes sociais e as informações do site esteja trazendo engajamento, para que a empresa seja encontrada pelo Google e outros mecanismos de busca.

É comum que algumas agências de SEO trabalhem com o desenvolvimento de sites, que já são desenvolvidos para que o mesmo alcance um bom posicionamento no Google.

Dentre as diversas vantagens de se trabalhar com uma agência de SEO é poder ter um direcionamento sobre os objetivos da empresa com as ações que ela pretende executar no ambiente digital.

A agência de SEO pode orientar nesses objetivos, bem como definir metas e realizar monitoramentos sobre a eficiência das estratégias aplicadas.

Quanto as vantagens de contratar uma agência de SEO, ainda podemos destacar:

  • Melhor orientação do marketing digital:

Por ser conhecedora do mundo digital e comportamento das pessoas, a agência de SEO pode garantir estratégias exclusivas que vão atender ao que a empresa cliente precisa e como atrair os clientes certos para ela.

  • Maior aproveitamento de recursos:

Essa questão envolve tanto o aproveitamento de recursos humanos como financeiros. Uma agência de SEO possui profissionais especialistas que vão gerir a verba da empresa de modo eficaz e com resultados.

Para a empresa, a contratação de um profissional especializado pode ser dispendiosa. Logo a economia nessa questão é dupla: melhor utilização dos recursos financeiros para anúncios e estratégias digitais e menos encargos trabalhistas com a contratação de um profissional.

  • Conteúdos mais assertivos:

A produção de conteúdo pode ser algo complexo. Principalmente para uma empresa que pode não ter expertise na divulgação de seu negócio de forma estratégica na internet.

A agência de SEO desenvolve um conteúdo exclusivo e direcionado para o cliente ideal almejado pela empresa. Tanto para redes sociais como para blogs e portais, o conteúdo é desenvolvido com base nas dores que a pessoa sente e a solução é justamente a empresa que está divulgando o conteúdo.

O conceito da persona, mapeado de forma adequada pela expertise da agência, torna o conteúdo muito mais assertivo, aumentando as oportunidades de novos negócios por meios digitais.

  • Criação de autoridade:

Outra vantagem de se trabalhar com uma agência de SEO para divulgar seu negócio é a criação de autoridade da marca. Através do site otimizado e um conteúdo relevante, a marca vai ganhando cada vez mais visibilidade. Isso resulta em maior autoridade da empresa dentro do segmento em que atua.

Para o mercado B2B, optar por uma agência de SEO para cuidar de suas estratégias digitais é bastante vantajoso. Não só para que os métodos implementados tragam bons resultados, como também delegar o trabalho de produção de conteúdo.

Mas para que você não caia em nenhuma “cilada”, aqui vão algumas dicas para levar em consideração o que buscar na hora de escolher uma agência de SEO.

 

O que considerar para a contratação de uma agência de SEO?

Durante a negociação com uma agência de SEO é preciso ter atenção em alguns pontos. Para facilitar essa parte, é interessante que a empresa cliente tenha já uma definição do que pretende alcançar com os trabalhos da agência.

O período de negociação e fechamento de contrato é uma das fases mais delicadas. Muitas agências, para conquistar o cliente, fazem diversas promessas que, na prática, demandam esforço e estratégias personalizadas para serem atingidos.

Com base nisso, é importante avaliar fatores prometidos pela agência antes de fechar a contratação. São eles:

  • Primeiro lugar no Google

Toda empresa deseja estar em primeiro lugar nas pesquisas do Google. Mas para alcançar essas posições, é preciso não só um trabalho de otimização do site, produção de conteúdo relevante e outras estratégias cujos resultados serão a médio prazo.

Algumas particularidades da empresa também podem afetar o ranqueamento no Google. Um deles é a localidade e a abrangência de atendimento. Se a empresa atende somente presencialmente em determinada localização, seus anúncios só aparecerão para quem estão nesse perímetro.

Logo, saiba que estar a primeira página do Google é relativo. Caso a agência de SEO prometa isso logo na primeira reunião, é motivo para pensar no fechamento do contrato.

·         Exclusividade do conteúdo

Uma agência de SEO que pratica a cópia de conteúdo de terceiros e publica para seus clientes já não é confiável.

De acordo com o Código Pena Brasileiro, Artigo 180 do Decreto de Lei n.º 2.848, plágio é crime. Logo, antes de contratar uma agência de SEO produtora de conteúdo, vale investigar se o conteúdo por ela publicado é original ou retirado de outros autores.

É importante ressaltar que se a empresa cliente utiliza um conteúdo plagiado, além das penalidades, ela pode ter sua imagem comprometida, tanto nos canais digitais como offline.

O conteúdo produzido deve ser exclusivo, mesmo que trate de assuntos já abordados por outros blogs e portais.

·         Qualidade de atendimento

Quando uma agência de SEO é contratada, o cliente espera um atendimento eficiente, tanto para esclarecer dúvidas como para o acompanhamento das estratégias. Durante o processo de contratação, a agência pode prometer um atendimento diferenciado, mas a sua qualidade só é comprovada após o início dos trabalhos.

Para evitar esses tipos de problemas, é importante consultar clientes atuais da agência, suas avaliações nas redes sociais e canais de comunicação que abordam esse assunto. Nada melhor do que a experiência de quem já é atendido como referência para fechar a contratação.

·         Análise de cases de sucesso

Assim como clientes atuais podem atestar sobre a qualidade do atendimento da agência, eles são fundamentais para a avaliação de cases de sucesso. Uma dica é entrar em contato com esses clientes e pedir informações sobre os resultados e um panorama do cenário antes e após os trabalhos da agência de SEO.

Depoimentos verdadeiros e feedbacks positivos sobre os serviços prestados pela agência, seus profissionais e o resultado alcançado são fatores quem influenciam no fechamento do contrato.

Com essas dicas esperamos que você possa trabalhar com uma agência de SEO que realmente entregará os resultados que espera para sua empresa.

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Até a próxima!

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