É muito comum a dúvida entre a contratação de uma agência de marketing digital ou um profissional interno para cuidar das estratégias de divulgação na internet.

Ambas as opções possuem suas vantagens, mas é preciso entender algumas questões sobre o cenário da empresa, para assim tomar a decisão correta.

Neste artigo abordaremos as questões de se optar por uma agência de marketing digital ou um profissional interno. Esperamos esclarecer suas dúvidas para que você faça a melhor escolha para sua empresa. Boa leitura!

Como saber se o melhor é um profissional interno ou uma agência de marketing digital?

Antes de definir sobre a contratação, tanto da agência como de um colaborador, é preciso analisar o cenário atual da empresa e definir as estratégias de marketing digital alinhadas com o que está sendo proposto no plano de negócios e também nas atuais condições do mercado.

  • Cenário atual da empresa:

Caso a empresa ainda esteja em estruturação, com a operação ainda em início e sem estratégias de marketing bem definidas, o ideal é optar por uma agência de marketing digital.

Além de oferecer um bom custo benefício, a agência oferece mais expertise sobre o mercado e poderá auxiliar sobre as estratégias mais assertivas para o seu negócio.

Se a empresa já está consolidada no mercado, já possui experiência e estratégias de marketing definidas, a solução pode optar por um profissional especializado para trabalhar com essas demandas.

Algumas empresas trabalham com às duas frentes, contratando uma agência de marketing digital para estratégias específicas e um profissional interno na retaguarda, não só para monitorar os resultados da agência como atuar em demandas específicas da empresa.

  • Recursos disponíveis:

Um dos fatores de avaliação são os recursos que a empresa dispõe para investir nas ações de marketing.

Uma agência oferece diversos tipos de profissionais especializados, mas é preciso verificar se os recursos disponíveis cobrem as despesas de um contrato.

Optar por um profissional interno pode ser interessante, mas é preciso avaliar que um colaborador incide em custos trabalhistas e salário compatível com a categoria.

Logo, é importante avaliar quanto está disponível para cobrir esses cursos e decidir pela melhor opção.

  • Necessidades e soluções:

Quando se mapeia o que a empresa precisa e quais são as soluções para atender essas necessidades, é mais fácil entender o tipo de serviços que deverá ser contratado.

Se as necessidades são voltadas para fortalecer a marca, uma agência de marketing digital pode ser mais eficiente, tanto nas questões de SEO como tráfego pago.

Bem como, se a intenção é atrair leads e gerar um relacionamento com o cliente, um time maior e mais dedicado com certeza dá mais conta do recado.

  • Tempo de dedicação:

Se as estratégias estão definidas, vale considerar o tempo de dedicação a cada uma delas. Seja produção de conteúdo, manutenção do blog, redes sociais, dentre outras.

Uma agência pode oferecer horas de trabalho, com profissionais especialistas para atuarem em diversas frentes por um período.

Dependendo das demandas da empresa, o tempo oferecido pela agência pode ser suficiente, gerando menor custo.

Um profissional dedicado pode ter momentos ociosos, o que vai ocasionar gastos sem necessidade.

Vantagens e desvantagens de optar por uma agência de marketing digital

Escolher trabalhar com uma agência de marketing digital apresenta vantagens e desvantagens, como em todo negócio.

A princípio, é preciso selecionar uma boa agência, para a prestação de serviços, a fim de contribuir para resultados favoráveis.

Conheça as principais vantagens quando a opção é trabalhar com uma agência de marketing digital.

·         Redução de custos

A contratação de uma agência pode representar um ótimo custo benefício, principalmente se a empresa está no início.

Uma agência de marketing digital experiente pode auxiliar o cliente a definir estratégias bem assertivas, com um custo acessível para o seu orçamento.

É importante manter atenção nas negociações e avaliar o que a agência te oferece. Isso também facilita a definição dos serviços que serão prestados e seus custos.

·         Equipes multidisciplinares

Os profissionais de uma agência de marketing digital são especialistas em diversas estratégias, formando equipes multidisciplinares.

Logo, ela pode oferecer times para atuar em diversas frentes, como tráfego pago, SEO, mídias sociais, dentre outras.

Outra vantagem é a atualização desses profissionais quanto ao mercado digital e a utilização de estratégias já testadas com bons resultados.

·         Planejamento estratégico

A agência de marketing digital consegue trabalhar alinhando suas estratégias com os objetivos da empresa.

Isso pode resultar em relações duradouras e a ampliação de novas estratégias à medida que o cliente for crescendo, tanto no mercado físico como digital.

·         Ferramentas avançadas

Geralmente, as agências de marketing digital trabalham com ferramentas inovadoras, homologadas pelos principais canais digitais e proporcionam diversos benefícios na aplicação de estratégias.

Em relação ao financeiro, o custo dessas ferramentas é, muitas vezes, embutido no contrato do cliente, evitando que o mesmo faça aquisição de licenças para sua empresa com um valor mais elevado.

Porém, como pontuamos, trabalhar com uma agência de marketing digital também podem trazer desvantagens, como os tópicos que veremos a seguir.

·         Menor proximidade com a empresa

Algumas empresas sentem que algumas ações de marketing podem não ser tão próximas com a marca da empresa.

Esse sentimento é muitas vezes atribuído ao fato da equipe de marketing estar fisicamente afastada da empresa, o que pode dificultar o alinhamento das estratégias.

·         Ações com menos controle

Essa desvantagem é bem atrelada a citada anteriormente. Por estar lidando com uma equipe externa, pode ocorrer dificuldade de monitorar os resultados, alinhar processos de trabalho e agilizar algumas entregas.

É preciso lembrar, contudo, que essas questões são facilmente resolvidas com confiança.

Busque sempre uma agência com boa história de negócios, para que pontos como esses possam ser deixados de lado.

Vantagens e desvantagens de optar por um profissional interno

Agora, assim como trabalhar com uma agência de marketing digital, também existem vantagens e desvantagens quando a opção é um profissional interno.

·         Exclusividade

Um profissional dedicado poderá realizar as entregas de maneira mais assertiva para a empresa.

O alinhamento com as crenças e objetos também são maiores, além da interação com os demais setores da empresa, já que ele também é um colaborador.

·         Rapidez nas entregas

Como seu trabalho envolve somente uma empresa, a entrega de demandas e o monitoramento dos canais digitais são bem mais rápidos.

Lembrando que rapidez não é sinônimo de qualidade.

·         Acompanhamento facilitado

Como o profissional interno trabalha com processos de marketing digital alinhados com os demais processos da empresa, é mais fácil acompanhar o resultado das estratégias aplicadas.

A tomada de decisão e alterações das estratégias vigentes também são mais fáceis, já que o objetivo está bem alinhado.

Agora, vamos às desvantagens de se trabalhar com um profissional interno ao invés de contratar uma agência de marketing digital.

·         Altos custos

Como dizemos, também há as partes que não são tão legais assim.

Além dos custos trabalhistas, é preciso investir em uma estrutura própria para a área de marketing, que envolve desde maquinário as ferramentas de automação de marketing.

Essa demanda no orçamento pode retardar algumas ações como tráfego pago ou outros tipos de campanhas.

·         Perda do foco do setor

No caso de um setor de marketing interno, ele não é foco principal do negócio da empresa, mas sim uma área de suporte.

Muitas empresas investem demais no setor de marketing, minando seus esforços financeiros para um setor secundário. Isso pode comprometer investimentos importantes de outros setores relevantes para o negócio.

Fazer a escolha certa entre uma agência de marketing digital e um profissional interno pode parecer complexa. Mas elaborar um bom planejamento de marketing a partir das análises sugeridas vai possibilitar a escolha certa para a necessidade da sua empresa.

A Tipo é uma agência de marketing digital que pode ajudar sua empresa a obter ótimos resultados na internet.

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Até a próxima!